
Hoje em dia, o mundo é uma “vila global” na qual as pessoas se comunicam através de uma língua comum: o Inglês. Hoje, uma média de 1,5 bilhão de pessoas que falam inglês. Com a informática, criou-se uma grande oportunidade de aprender essa língua, já que 30% da linguagem nela utilizada é o inglês. Os aprendizes podem aprender inglês 24 horas por dia na internet, por exemplo, praticando com outros aprendizes ou até mesmo com falantes nativos.
O computador tem características que podem talvez ser responsabilizadas pelo alto grau de motivação, por parte dos alunos, pois o tornam um interlocutor totalmente diverso daqueles com os quais o aluno se relaciona habitualmente (Marques, Mattos e Taille 1995).
As principais vantagens educacionais do computador são:
O computador tem características que podem talvez ser responsabilizadas pelo alto grau de motivação, por parte dos alunos, pois o tornam um interlocutor totalmente diverso daqueles com os quais o aluno se relaciona habitualmente (Marques, Mattos e Taille 1995).
As principais vantagens educacionais do computador são:
->Enriquece e diversifica os materiais de ensino;
->Permite que o aluno experimente realidades que sem ele seriam inacessíveis;
->Cria ambientes únicos que podem ser modificados pelo aluno na interação com a máquina;
->É audiovisual e interativo;
->Obedece ao ritmo de cada aluno, já que é individualizado;
->Feedback imediato.
Especialmente com relação ao feedback imediato, Baltra (1988) afirma que é uma grande motivação para o aluno, já que, ao estudar no computador, ele fica sabendo instantaneamente se sua resposta está certa ou errada e, além disso, quando a resposta está errada, a máquina pode fornecer uma explicação, se o aluno assim o desejar. Isso não acontece quando o aluno vai para a casa e faz o exercício para entregar na outra semana e não fica sabendo até a semana seguinte se fez tudo certo ou não.
Outra questão importante é o fato de o aluno ter o controle da situação e por conseqüência, pode contar com um atendimento mais individualizado já que ele escolhe a matéria que deseja rever e controla não somente o tipo e a velocidade da apresentação, mas também o tempo em que está disposto a passar estudando o assunto.
Além disso, o autor lembra da questão de nunca se aborrecer com o aluno, não se cansar de apresentar os exercícios, nunca estar com dor de cabeça ou irritado. O aluno, por sua vez, pode errar sem sentir-se envergonhado perante a classe, já que somente ele saberá dos seus erros cometidos.
Um computador, segundo Marques, Mattos e Taille (1995), é capaz de interpretar a necessidade de informação de um aluno e fornecê-la imediatamente. Nem o livro didático, nem qualquer outro instrumento, poderiam competir com esse tipo de recurso educacional que não se limita apenas a transmitir informações aos alunos, mas também receber informações deste e trabalhar, então, em função desta troca.
As vantagens educacionais do computador são inúmeras, pois ele tem uma capacidade inigualável de permitir que o aluno aja como um explorador de conhecimentos utilizando uma ferramenta que processa dados rápida e eficientemente.
Outra questão importante é o fato de o aluno ter o controle da situação e por conseqüência, pode contar com um atendimento mais individualizado já que ele escolhe a matéria que deseja rever e controla não somente o tipo e a velocidade da apresentação, mas também o tempo em que está disposto a passar estudando o assunto.
Além disso, o autor lembra da questão de nunca se aborrecer com o aluno, não se cansar de apresentar os exercícios, nunca estar com dor de cabeça ou irritado. O aluno, por sua vez, pode errar sem sentir-se envergonhado perante a classe, já que somente ele saberá dos seus erros cometidos.
Um computador, segundo Marques, Mattos e Taille (1995), é capaz de interpretar a necessidade de informação de um aluno e fornecê-la imediatamente. Nem o livro didático, nem qualquer outro instrumento, poderiam competir com esse tipo de recurso educacional que não se limita apenas a transmitir informações aos alunos, mas também receber informações deste e trabalhar, então, em função desta troca.
As vantagens educacionais do computador são inúmeras, pois ele tem uma capacidade inigualável de permitir que o aluno aja como um explorador de conhecimentos utilizando uma ferramenta que processa dados rápida e eficientemente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário